Soluções
Serviços de Assessment TI

As tecnologias da informação são hoje uma ferramenta essencial para o suporte aos requisitos de negócio, sendo efectivamente vistas hoje pelos gestores como ferramentas de suporte para uma maior eficiência e eficácia empresarial.
Porém, as tecnologias de informação, a sua aplicação e os próprios requisitos de negócio não são estanques - muito pelo contrário - as tecnologias da informação, as suas formas de abordagens e os próprios contextos de negócio estão mais dinâmicos que sempre.
Os gestores de negócio e principalmente os gestores que detêm responsabilidades sobre as tecnologias de informação que suportam a actividade, têm como fócus constante a adequação contínua das tecnologias de informação face às tendências de mercado, face aos factores regulatórios (obrigações legais) e principalmente face à estratégia e requisitos do próprio negócio.
Os gestores com a responsabilidade das tecnologias da informação deparam-se frequentemente com desafios constantes de adequação da realidade tecnológica, tais como:
"Está a nossa informação segura?"
"Estamos a tirar o máximo partido da nossa infra-estrutura?"
"Existe forma mais rentável de correspondermos aos requisitos de negócio?"
"O tratamento que damos à nossa informação está de acordo com o enquadramento legal, ético e regulatório?"
"As nossas práticas de gestão tecnológica estão de acordo com as melhores práticas de mercado?"
"Como pudemos responder aos novos requisitos de negócio e estarmos certos que o investimento será adequadamente rentabilizado?"
"Estamos preparados para responder aos ataques, cada vez mais inovadores e complexos? Até que ponto?"
"Deveremos adoptar as novas tendências tecnológicas? Sob que pretextos? Existe base de retorno do investimento para os mesmos?"
...
As tecnologias da informação não devem ser na actualidade, encaradas como um simples "commodity" do negócio, deverão necessariamente ser enablers do negócio - encontrando novas formas do negócio operar de forma mais eficaz, eficiente e segura.
Os desafios estratégicos das TI, com os quais nos deparamos exigem decisões que deverão ser sustentadas com base em informação real e credível, caso contrário, corremos o risco de tomarmos decisões que podem, inclusivamente, no seu extremo inviabilizar as operações do negócio.





